Folhas: simples, alternas, coriáceas, ovadas ou ovado-lanceoladas a oblongas, forma côncava, com 2-10 cm de comprimento e 1.2-6,5 cm de largura, verde-escuras lustrosas e glabrescentes na página superior e cinzento-tomentoso denso na inferior, margem inteira ou denticulada-espinhosa, com 5-8 pares de nervuras secundárias, sendo o ângulo entre a nervura primária e as secundárias com cerca de 45º; pecíolo de 3 a 5 mm. Possuem uma grande plasticidade morfológica, no mesmo indivíduo é possível encontrar folhas com margens dentadas e outras com margens inteiras. Persistem de 1 a 2 anos.
Flores: floração de Abril a Junho e parcialmente no Outono. As flores masculinas, finos amentilhos de 4 a 8 cm de comprimento, por grupos de 5 a 6 no extremo dos raminhos do ano anterior ou na base do raminho do próprio ano e as femininas, pouco visíveis, isoladas ou em pequenos grupos, na parte média do raminho do ano, ambas verde-amarelado.
Frutos: a bolota oval, de 2 a 4,5 cm de comprimento, com o ápice coberto de veludilho, atinge a maturação no Outono, evoluindo de verde a castanho-avermelhado na maturação, com uma cúpula coberta de escamas triangulares, curtas, imbricadas e densamente enfeltradas; curto pedúnculo lenhoso.
Frutifica a partir dos 15-20 anos.
Gomos: globulosos e pequenos, cobertos de escamas tomentosas.
Ritidoma: ritidoma suberoso grosso, com sulcos fundos longitudinais, de 15-20 cm – a cortiça – tornando-se liso e amarelado ou avermelhado nos troncos descortiçados.