Folhas: folhas persistentes, em forma de agulhas – aciculares – contendo canais resiníferos marginais, agrupadas aos pares com 10 a 18 cm de comprimento e 1.5-2 mm de largura, ligeiramente torcidas, agudas, encurvadas em goteira, flexíveis, luzidias, de cor verde-acinzentadas, persistem três a quatro anos.
Flores: floração monóica. Flores masculinas dispostas em inflorescências amarelas com forma de espiga na base dos raminhos do ano; flores femininas, verdes, erguidas sobre curto pedúnculo, dispostas em inflorescências na extremidade do rebento anual. A floração ocorre de Março a Maio, enquanto que a maturação das pinhas dá-se três anos mais tarde.
Frutos: as pinhas ou cones, são grandes de forma ovóides, sub-globosas com 7-13 x 7-10 cm, de base plana, sub-sésseis, primeiro verdes, depois castanho-avermelhadas brilhante na maturação que dura três anos após a fertilização dos óvulos. As escamas têm um escudo proeminente, sob as quais se encontram duas sementes (pinhões) ovóide-elipsóides, de 1,5 a 2 cm de comprimento, com asa pequena e testa lenhosa.
Frutifica a partir dos 10-15 anos, mas só a partir dos 20 anos o faz em abundância.
Gomos: cilíndricos, pontiagudos, castanho-avermelhados, com escamas franjadas de branco.
Ritidoma: profundamente fendido longitudinalmente, escamoso, de cor castanho-acinzentado no exterior e deixando grandes placas a descoberto vermelho–alaranjadas.