Folhas: folhas persistentes, em forma de agulhas (aciculares), agrupadas aos pares com 10 a 20 cm de comprimento, frequentemente torcidas, encurvadas em goteira, robustas, rígidas, pungentes, luzidias, de cor verde-acinzentadas.
Flores: floração monóica. Flores masculinas dispostas em inflorescências douradas, com forma de espiga, agrupadas lateralmente ao longo do terço inferior dos raminhos novos; flores femininas vermelho-róseas dispostas em grupos de 3 a 5 na extremidade do rebento anual. Floresce abundantemente em Fevereiro e em Março.
Frutos: as pinhas ou cones, são pendentes sobre curto pedúnculo, de forma oblongo-cónicas, simétricas ou quase simétricas, castanhas claras e brilhantes quando maduras, marcescentes. As escamas possuem escudos proeminentes e providos de um mucrão saliente sob as quais se encontram duas sementes. A pinha só amadurece no final do Verão do segundo ano, libertando numerosas sementes com uma asa, vulgarmente designada por penisco, de 6 a 8 mm de comprimento.
Frutifica geralmente a partir dos 15 anos, muitas vezes menos.
Gomos: volumosos gomos ovóides castanhos, sem cobertura resinosa, com escamas cobertas de pêlos esbranquiçados.
Ritidoma: espesso e profundamente fendido, de cor castanho-escuro no exterior e avermelhado nas camadas internas.