GLOSSÁRIO BOTÂNICO
Glossário de termos botânicos (incluem-se também nesta lista termos de dendrologia, de ecologia e de silvicultura), utilizados neste sítio, nomeadamente nas fichas descritivas do arboretum virtual.
Seleccione a letra inicial do termo procurado no menu alfabético.
Il y a 13 noms dans ce répertoire commençant par la lettre L.
Lanceolado-ovado
Quando um órgão (folha, fruto ou semente) tem contorno de ferro de lança, se afila para as extremidades; muito mais longo do que largo.
Lanosa
Diz-se da superfície de um órgão revestida por curtos pêlos densos, finos, sedosos e semelhantes a lã.
Latência
Estado de repouso fisiológico onde a semente pode encontrar-se quiescente ou dormente; condição que impede a germinação de sementes viáveis, mesmo sob condições favoráveis de temperatura, luz e humidade.
Laurissilva
Floresta húmida e endémica da Macaronésia, região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, constituída principalmente por árvores da família das Lauraceae
Lenhoso
Diz-se de um órgão vegetal que apresenta natureza, aspecto e consistência do lenho ou da madeira.
Lentículas
Ou lenticelas: pequenos poros em forma de fendas que permitem a troca gasosa ou ventilação, presentes no ritidoma das árvores ou dos arbustos.
Limbo
Parte laminar de uma folha. Uma folha completa tem bainha (parte basilar), pecíolo (pedículo) e limbo (parte terminal, geralmente laminar).
Líquen
Associação simbiótica entre fungos e algas que se encontram nos troncos das árvores, nos muros, nos rochedos, etc.
Lobo
Porção do limbo, larga e em regra arredondada, compreendida entre incisuras que não alcançam o meio do limbo (ou do semilimbo na folha peninérvea).
Lóbulo
Divisão ou porção quase sempre arredondada de um órgão, como a folha ou pétala, que apresenta recorte profundo. Pequeno lobo.