GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO BOTÂNICO

Glossário de termos botânicos (incluem-se também nesta lista termos de dendrologia, de ecologia e de silvicultura), utilizados neste sítio, nomeadamente nas fichas descritivas do arboretum virtual.

Seleccione a letra inicial do termo procurado no menu alfabético.

 
All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 13 names in this directory beginning with the letter L.
Lanceolado-ovado
Quando um órgão (folha, fruto ou semente) tem contorno de ferro de lança, se afila para as extremidades; muito mais longo do que largo.

Lanosa
Diz-se da superfície de um órgão revestida por curtos pêlos densos, finos, sedosos e semelhantes a lã.

Latência
Estado de repouso fisiológico onde a semente pode encontrar-se quiescente ou dormente; condição que impede a germinação de sementes viáveis, mesmo sob condições favoráveis de temperatura, luz e humidade.

Laurissilva
Floresta húmida e endémica da Macaronésia, região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, constituída principalmente por árvores da família das Lauraceae

Lenhoso
Diz-se de um órgão vegetal que apresenta natureza, aspecto e consistência do lenho ou da madeira.

Lentículas
Ou lenticelas: pequenos poros em forma de fendas que permitem a troca gasosa ou ventilação, presentes no ritidoma das árvores ou dos arbustos.

Limbo
Parte laminar de uma folha. Uma folha completa tem bainha (parte basilar), pecíolo (pedículo) e limbo (parte terminal, geralmente laminar).

Líquen
Associação simbiótica entre fungos e algas que se encontram nos troncos das árvores, nos muros, nos rochedos, etc.

Lobado
Diz-se de um órgão provido de lobos, isto é, de recortes pouco profundos e arredondados.

Lobo
Porção do limbo, larga e em regra arredondada, compreendida entre incisuras que não alcançam o meio do limbo (ou do semilimbo na folha peninérvea).

Lóbulo
Divisão ou porção quase sempre arredondada de um órgão, como a folha ou pétala, que apresenta recorte profundo. Pequeno lobo.

Lóculo
Compartimento, cavidade do ovário ou do fruto (endocarpo) onde estão as sementes.

Lomento
Fruto artrocarpáceo seco, comprimido, alongado com constrições entre as sementes; fragmenta-se transversalmente na maturação em segmentos artículos-arunisseminados, deiscentes ou indeiscentes.