GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO BOTÂNICO

Glossário de termos botânicos (incluem-se também nesta lista termos de dendrologia, de ecologia e de silvicultura), utilizados neste sítio, nomeadamente nas fichas descritivas do arboretum virtual.

Seleccione a letra inicial do termo procurado no menu alfabético.

 
All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 16 names in this directory beginning with the letter G.
Gálbulo
Estrutura reprodutora arredondada, carnudas e indeiscentes (que não se abrem quando maduros) produzidas por diversas espécies de coníferas do género Juniperus como o zimbro.

Galha
Excrescência nos vegetais causada pela acção de certos insectos, fungos ou bactérias. Ex. o bugalho nos carvalhos.

Gavinha
Órgão de fixação de certas plantas trepadeiras, filamentoso, espiralado, que resulta da modificação de um caule, de uma folha, mais raramente de uma raiz, com que as trepadeiras se fixam aos ramos de outras plantas ou a suportes cilíndricos; como as gavinhas da videira.

Gema
Tecido de crescimento, habitualmente formado na axila de uma folha e pode dar origem a ramos e folhas (gemas vegetativas) ou flores (gemas florais) .

Género
Unidade taxonómica usada no sistema de classificação botânica, sendo formada por uma ou mais espécies com características semelhantes. Os géneros congregam-se em famílias.

Germinação
Acto de germinar que consiste em uma série de processos de desenvolvimento do embrião, que culminam com a emissão da radícula ou das estruturas essenciais do embrião, dando origem a uma plântula e que em condições favoráveis originam uma planta normal.

Giboso
Que tem giba, que possui uma saliência ou dilatação semelhante a uma corcova, acima da sua superfície. Visível em muitos troncos nomeadamente nos plátanos de arruamento.

Gimnosperma
Ou gimnospérmica, grupo de plantas espermatófitas, desprovidas de estigmas, com os óvulos não encerrados em ovário fechado e que formam sementes nuas, sem a protecção de um verdadeiro pericarpo ou fruto como é o caso das angiospermas, que têm as suas sementes envoltas por um fruto, gerado por um ovário. Ex. o pinheiro-bravo e todos os outros "Pinus"

Gineceu
Órgão feminino da flor, que pode ser formado por um ou mais pistilos; cada um constituído pelo ovário, estilete e estigma.

Glabrescente
Que se torna glabro, ou quase desprovido de pêlos com a idade.

Glabro
Desprovido de pêlos, por oposição a pubescente.

Glândula
Órgão cuja função é produzir uma secreção orgânica.

Glauco
De cor verde-azulado, verde-mar, ou esverdeado-acinzentado.

Globoso
De forma esférica; com forma de globo.

Gomo
Órgão vegetativo, geralmente ovóide, protegido por escamas sobrepostas, situado nas axilas das folhas ou na parte extrema dos ramos. O gomo foliar contém folhas em embrião. O gomo ou botão floral, contém em embrião, flores ou grupos de flores.

Granuloso
Órgão coberto de pequenas, numerosas e densas protuberâncias.