GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO BOTÂNICO

Glossário de termos botânicos (incluem-se também nesta lista termos de dendrologia, de ecologia e de silvicultura), utilizados neste sítio, nomeadamente nas fichas descritivas do arboretum virtual.

Seleccione a letra inicial do termo procurado no menu alfabético.

 
All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 23 names in this directory beginning with the letter F.
Falciforme
Folha que têm a forma de foice.

Família
Grupo taxinómico (categoria sistemática) constituído por seres que se assemelham por determinados caracteres e que compreende um ou mais géneros. Para os vegetais acrescenta-se ao radical do género a terminação "aceae" (em português áceas). Por exemplo, "Faba" é o género típico da família Fabaceae, "Pina" é o género típico da família Pinaceae e assim sucessivamente.

Fastigiado
Forma de ramos que se desenvolvem aproximados ao tronco, quase verticalmente. Flores ou ramos fastigiados.

Filiforme
Diz-se de um órgão vegetal que é longo e fino como um fio; como os estiletes de muitas espécies.

Filódio
Pecíolo muito largo, que tomou a aparência de folha, que se aparenta a esta sem o ser. Ex. os filódios de certas acácias, "Acacia heterophylla".

Fitocenose
Toda a vegetação existente num determinado espaço homogéneo.

Flexuoso
Que tem curvas sucessivas.

Flor
Órgão vegetal da reprodução sexuada das plantas superiores (fanerogâmicas), composto geralmente por sépalas (cálice), pétalas, mais ou menos vistosas (corola), androceu e gineceu; a forma, a organização e a coloração são muito variáveis.

Florestação
Acto ou efeito de florestar, ou seja, plantar ou povoar de árvores florestais.

Folha
Órgão de forma variada, geralmente plano e de cor verde que se desenvolve no caule e nos ramos das plantas, nele se realiza o processo da fotossíntese gerador de energia levado a efeito graças à clorofila (substância verde). A folha completa inclui: bainha, pecíolo e limbo. As folhas variam muito quanto ao aspecto (contorno) de suas partes, bem como quanto as margens, ao indumento da superfície, nervação, etc. Um pequeno número de plantas não apresenta folhas como por exemplo os cactos ou a gilbardeira.

Folha Composta
Subdivisão completa do limbo em porções separadas, chamadas folíolos. São paripinuladas, quando o número de folíolos é par e imparipinuladas, quando o número de folíolos é ímpar.

Folha Recomposta
Ou binipulada - Diz-se da folha em que, sobre o eixo que se encontra no prolongamento do seu pecíolo, estão inseridos outros eixos; sobre estes são também inseridos os folíolos, como por exemplo as folhas da acácia mimosa.

Folhas Simples
Diz-se das folhas não compostas, nem divididas em folíolos. O contrário de folha composta.

Folículo
Espécie de cápsula com uma sutura longitudinal contendo as sementes (fruto membranoso, deiscente).

Folíolo
Nome dado às partes ou divisões articuladas das folhas compostas e que consiste na subdivisão completa do limbo. Os folíolos ligam-se ao pecíolo.

Fotossíntese
Processo que consiste na utilização da energia luminosa, para libertar a energia química contida em substâncias inorgânicas, de modo a permitir a produção de substâncias orgânicas.

Fronde
Nome que se dá à folhagem dos fetos e das palmeiras e por extensão à ramagem das árvores.

frugívoro
ou frutívoro, que se alimenta de frutos.

frugívoro
ou frutívoro, que se alimenta de frutos

Fruto
Ovário fecundado e desenvolvido, com ou sem sementes. Pode-se definir também o fruto como um órgão formado por um ou mais ovários desenvolvidos, aos quais se podem associar, intimamente, outras estruturas acessórias. O fruto pode ser simples, composto ou múltiplo; o pericarpo pode ser seco ou carnoso e quanto à abertura, pode ser deiscente ou indeiscente.

Fungo
Organismo heterotrófico, saprófito ou parasita, sem tecido de sustentação ou condutor diferenciado, sem raízes, sem clorofila. Classificados num reino próprio, separado das plantas, bactérias e animais: o reino Fungi. O Cogumelo é a parte aérea e visivel da frutificação de certos fungos.

Funículo
filamento pelo qual o óvulo e depois a semente se ligam à placenta ou à parede do ovário e mais tarde ao fruto.

Fuste
Caule lenhoso das árvores que vai do solo às primeiras pernadas. O mesmo que tronco.