GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO BOTÂNICO

Glossário de termos botânicos (incluem-se também nesta lista termos de dendrologia, de ecologia e de silvicultura), utilizados neste sítio, nomeadamente nas fichas descritivas do arboretum virtual.

Seleccione a letra inicial do termo procurado no menu alfabético.

 
All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 35 names in this directory beginning with the letter C.
Cacho
Inflorescência ou infrutescência agrupada indefinida cujas flores, providas de pedicelos, se inserem ao longo de um eixo comum. Um cacho é simples ou composto se o respectivo eixo é simples ou ramificado.

Caducifólio
Planta de folha caduca, isto é, perde as folhas durante o Outono; encontra-se desprovida de folhas durante o Inverno e que, após o periodo de repouso, se renova. O freixo, o carvalho-português, a bétula são exemplos de árvores de folha caduca.

Calcícola
Planta que prefere ou desenvolve-se em solos calcários, evitando os siliciosos.

Calcífuga
Plantas que não toleram o calcário (excepto o calcário magnesiano), desenvolvem-se preferentemente em solos ácidos.

Cálice
Invólucro exterior da flor geralmente esverdeado e persistente que pode ser constituído por sépalas livres ou soldadas. Protege a corola que se encontra no seu interior.

Campanulado
Diz-se da corola gamopétala, cálice ou outro órgão em forma de campainha, com tubo inflado e que vai-se alargando gradativamente para o limbo.

Capítulo
Tipo de inflorescência globosa ou achatada no cimo e onde se inserem na parte superior as flores, quase sempre sésseis e muito próximas, dando a aparência de uma só flor reunida; na parte inferior encontram-se brácteas. O conjunto é sustentadas por um pedúnculo.

Cápsula
Fruto seco resultante da maturação de um ovário composto de mais de um carpelo; contém em geral muitas sementes.

Caroço
Parte interna e dura do pericarpo, que nas drupas, rodeia a semente.

Carpelo
Cada uma das unidades, correspondentes a uma só folha carpelar, que compõem o gineceu.

Casca
Invólucro que constitui o conjunto das camadas exteriores de caules, troncos, frutos, tubérculos, bolbos, sementes, etc.

Caule
Haste de plantas, talo, tronco.

Chanfrado
Diz-se do orgão que apresenta uma reentrância no vértice.

Cinzento-tomentoso
Diz-se do revestimento (folhas) com pêlos moles, normalmente lanosos, mas não muito compactos.

Cladódio
Porção de caule dilatado e que apresenta o aspecto de uma folha.

Clímax
Estado final da adaptação dos vegetais a determinado meio. O mais elevado estado de equilíbrio biológico entre os indivíduos de uma associação em dada região se não houvesse intervenção humana.

Clorofila
Pigmento verde, existente nas plantas e noutros organismos que absorve a energia radiante da luz solar, fundamental para o fenómeno da fotossíntese.

Coifa
Órgão protector da extremidade das raízes; formada por uma ou várias camadas de células epidérmicas; o mesmo que caliptra.

Colonização
Acto ou efeito de colonizar, ou seja, invadir, povoar com determinada(s) espécie(s) uma área.

Competição
Relação de rivalidade entre seres vivos, que podem ou não ser da mesma espécie; que concorrem ou pretendem simultaneamente uma mesma coisa; nas árvores o porte florestal é a consequência da rivalidade entre indivíduos para obter o máximo de luz num espaço limitado.

Cone
Inflorescência feminina das Gimnospermas (Coníferas).

Conífera
Classe ( ou ordem) de plantas gimnospérmicas (famílias Araucariaceae, Cupressaceae, Pinaceae, Podocarpaceae, Sciadopityaceae e Taxodiaceae); que produzem sementes em estróbilos coniformes.

Copa
O conjunto das ramificações do tronco.

Cordiforme
Diz-se quando um órgão (folha, fruto ou semente) tem contorno de coração, com lóbulos arredondados na base da folha.

Coriáceo
Que tem consistência rígida, espessa, sem suculência, como um couro.

Corimbo
Tipo de inflorescência simples ou compostas, curta e larga, mais ou menos achatada na extremidade. Os pedúnculos com tamanhos diferentes, devido às posições sucessivas na haste fazem com que todas as flores terminem no mesmo plano, sendo as flores externas as primeiras a abrir.

Corola
É a parte mais decorativa da flor que pode apresentar várias cores. Constituida por um conjunto de pétalas livres ou soldadas forma uma estrutura única que está imediatamente após o cálice normalmente verde.

Cortiçoso
Órgão vegetal com textura de cortiça (que tem casca muita grossa).

Costa
Ou encosta, saliência alongada.

cotilédone
Primeiras folhas primordiais que surgem dos embriões durante a germinação das sementes. A forma dos cotilédones é geralmente diferente daquela que têm as primeiras folhas da espécie.

Crenada
Folhas providas de recorte arredondado e pouco profundo nas margens.

Crenado-serruladas
(Folhas) provido da cortes arredondados na margem

Cultivar
Trata-se de uma variedade de planta cultivada que, a partir de uma espécie natural, é submetida a melhoramento genético (trabalho de polinização não natural), apresenta características específicas, identificáveis que a distinguem de outras variedades; pode ser fértil ou não. cv. – abreviatura de cultivar.

Cúpula
Invólucro duro, formado por numerosas brácteas imbricadas ou eriçado de espinhos, revestindo parcialmente os frutos ( invólucro em forma de taça que rodeia os frutos do carvalho e da avelaneira) é também cúpula quando o fruto está totalmente revestido (ouriço da castanho, ou da faia).

Cuspidado-aristado
(Folhas) Diz-se do órgão que com uma extremidade um tanto abrupta termina numa ponta rígida e aguda.