GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO BOTÂNICO

Glossário de termos botânicos (incluem-se também nesta lista termos de dendrologia, de ecologia e de silvicultura), utilizados neste sítio, nomeadamente nas fichas descritivas do arboretum virtual.

Seleccione a letra inicial do termo procurado no menu alfabético.

 
All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 13 names in this directory beginning with the letter B.
Baciforme
Fruto semelhante a uma baga.

Baga
Termo genérico, muito usado para designar um pequeno fruto carnudo e sem caroço mas com sementes, de certas plantas como o loureiro, a videira e a groselheira.

Bainha
Porção de um órgão, ou reunião de órgãos que envolve outro total ou parcialmente, como a parte basal da folha que abraça o caule.

Bico
Prolongamento longo e pontudo de um órgão (fruto ou semente).

Binipuladas
Ver "Folhas Recompostas".

Biodiversidade
Variedade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

Bioindicador
Organismo cuja observação permite avaliar a qualidade do meio ambiente.

bisanual
Ou Bianual; diz-se de toda a planta que complete o seu ciclo vegetativo em dois anos, no primeiro ano desenvolve a parte vegetativa e no segundo, floresce e frutifica.

Bolota
Ou glande; tipo de núcula envolta na base pela cúpula, formada pelo receptáculo ou pelo cálice persistente; fruto da azinheira "Quercus rotundifolia" ou do carvalho português "Quercus faginea".

Botão floral
Gomo que produz flores.

Bráctea
Pequena folha distinta das normais pela dimensão, forma, cor ou consistência, e de cuja a axila sai a flor, ou o pedúnculo, ou ainda as escamas das pinhas de algumas resinosas.

Bractéola
Pequena bráctea secundária, geralmente de tamanho inferior ao da bráctea, formada num eixo secundário, ou lateral (floral).

Broto
Início do desenvolvimento de planta, ramo, folha ou flor, que através os gomos ou gemas é capaz de se desenvolver em ramificações folhosas e/ou floríferas.