GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO BOTÂNICO

Glossário de termos botânicos (incluem-se também nesta lista termos de dendrologia, de ecologia e de silvicultura), utilizados neste sítio, nomeadamente nas fichas descritivas do arboretum virtual.

Seleccione a letra inicial do termo procurado no menu alfabético.

 
All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 27 names in this directory beginning with the letter A.
Acicular
Órgão (folha, fruto ou semente) em forma de agulha. Exemplo: a folha do pinheiro-bravo.

Aciforme
Que tem forma de agulha.

Actinomorfa
Flor que apresenta simetria radial, ou seja, pode ser dividida em várias partes iguais como por exemplo, as flores das pereiras, malmequeres,...

Acúleo
Prolongamento aguçado e rígido que se desenvolve no caule de certas plantas, como a silva ou a roseira, e fácil de destacar; espinho ou pico

Acuminada
Folhas que terminam em ponta, (vértice agudo).

Acunheado
(Folhas) Em forma de cunha, com a extremidade mais estreita no ponto de inserção.

Afilo(a)
Desprovido de folhas

Alado
Diz-se do órgão provido de asas, isto é, expansões laterais foliáceas ou membranosas.

Alterna
Forma de inserção das folhas, brácteas ou flores, uma a uma a diferentes alturas, segundo uma disposição alternada de um lado e outro do caule. (ver opostas).

Amentilho
Espiga ou inflorescência de flores unissexuadas, sésseis e nuas ou sem pétalas, que se destacam pela base.

Amplexicaule
Quando a base de uma folha séssil abraça (envolve) parcial ou totalmente o caule. Ex. as folhas superiores no caule da madressilva, "Lonicera caprifolium".

Androceu
Conjunto dos órgãos masculinos da flor, isto é, dos estames.

Angiosperma
Divisão do reino vegetal que compreende as plantas, cujas sementes ficam encerradas no interior de um ovário transformado depois em fruto, como as sementes das árvores frutíferas. Como grupo, opõe-se ao das Gimnospermas.

Antera
Parte teminal do estame onde se encontra o pólen, células sexuais masculinas.

Antese
Florescência, período de abertura ou desabrochar da flor permitindo a polinização.

Antropoceno
Termo usado em alguns ramos da ciência - Geologie e Ecologia - que designa o período mais recente na história da Terra, em que as actividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima do planeta e no funcionamento dos seus ecossistemas.

Anual
Diz-se de uma planta que complete o seu ciclo vegetativo e reprodutivo em alguns meses.

Apiculado
Diz-se quando o ápice de um órgão (folha, fruto ou semente) termina abruptamente em curta ponta dura e aguda.

Aquénio
Fruto seco contendo uma só semente que não se abre (é indeiscente e monospérmico). Como exemplo de aquénio temos a castanha, a bolota ou glande dos carvalhos, azinheira e sobreiro e outras árvores pertencendo à família das Fagaceas.

Arbusto
Planta perene, que apresenta caules lenhosos que normalmente se ramificam a partir da base com uma altura inferior a 5 m. No entanto, existem arbustos com um só caule, que passam a ser designados por “pequena árvore”, enquanto que os arbustos com ramificações desde a base, mas com um tamanho superior ao da norma, serão designados pela expressão “arbusto elevado”

Arilo
Ou arilho: tegumento carnudo envolvendo parcialmente ou não a semente. O teixo tem a sua semente envolvida pelo arilo (polpa vermelha).

Aristado
Provido de arista; quando o ápice de um órgão (folha, fruto ou semente) termina abruptamente em ponta longa, delgada, dura, recta e subulada.

Asas
(Frutos) Expansão laminar, foliácea ou membranosa. Muito frequente em sementes como no penisco do pinheio-bravo, ou nas sâmaras dos bordos.

Assimétrica
Flor que não pode ser divida em partes iguais, ou seja, não apresenta simetria. Esta condição é rara. Um exemplo é a cana-da-índia.

Autóctone
Planta ou animal originário do local onde se encontra. Que naturalmente faz parte do meio envolvente.

Axila
Vértice do ângulo formado por um órgão (pecíolo, pedúnculo, bráctea...) com o eixo (caule, ramo...), sobre o qual está implantado.

Axilar
Situado na axila.